quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pão e Circo

PÃO & CIRCO

Pb. Carlos Rogério Alves
Bacharel em Teologia


Congresso (cover) de Camburiú em Salvador; Grande Cruzada dos Milagres na Boca do Rio; Cruzada "evangelística" no Centro Administrativo da Bahia - CAB; Shows e mais shows "gospel" em nossa cidade. Realmente o ano de 2009 para o mundo evangélico tem sido marcado por grandes eventos voltados para a massa. Sinal de reavivamento? Amor pela obra evangelistica sendo renovada em nossas igrejas? Estas e outras indagações tenho ouvido dos irmãos na fé.

A verdade é que o ano eleitoral (2010) está às portas, e é exatamente nesse momento que os nossos candidatos cínicos aparecem em nossas comunidades em busca de apoio. Passam todo o seu mandato (04 anos) trancafiados em seus gabinetes, e não atentam para a necessidade do povo que os elegeram. Infelizmente, no exercício de seu mandato nossos candidatos não apresentam propostas, não criam projetos em prol da comunidade que os elegeram. Não obstante, os mesmos atuam em favor da pequena cúpula, exercendo a politica de "troca de favores". Mas o que me deixa triste é que a grande massa, formada por irmãos simples, trabalhadores e honestos, ficam à ver navios, além de serem aterrorizados com o antigo chavão: Não votem em candidatos impios, pois, devemos colocar nossos irmãos (justos) no governo. Mas que justiça é essa? O que se vê na pratica são "justos" exercendo um governo impio.

Mas há quem se pergunte: por que, então, o povo reelege esses caras, ao invés de dar o troco nas urnas? A resposta está no simples fato que esses homens usam O PÃO E O CIRCO para ludibriar a opinião publica dos nossos irmãos na fé. No império Romano, César promovia espetáculos no coliseu para a população pobre e faminta. A essa prática, deu-se o nome de política do pão e circo. O povo recebia pão para saciar a fome, e shows no coliseu para entreter a mente, e esquecer as "dívidas do governo". O povo, então, se acomodava e dificilmente se rebelava contra os governantes.

Chega a ser hilário a forma como essas pessoas acham que irão concertar suas displicencias promovendo eventos para o povo. Por que será que passamos anos e mais anos "mendigando pão", para realizarmos nossos humildes eventos, pelo fato de nossos políticos não terem verbas para patrocínio, e justamente agora, ano eleitoral, os mesmos se apresentam como salvadores da pátria promovendo e patrocinando grandes eventos? Porque será, que depois de "séculos", somente em 2010, a JUVENTUDE DE SALVADOR terá um grande congresso no Parque de Exposições?

Chega de pão e circo! O nosso povo merece respeito, dignidade, e, sobre tudo, solidariedade. Nosso povo não será mais ludibriado com diversão e comida, pois existe uma geração que se alimenta de livro e caneta, e estes dificilmente serão dobrados aos "Césares" hodiernos. Rogamos a Deus misericordia, para que possamos viver o Cristianismo puro. Esse mundo é uma nave em festa, por este motivo minha alma grita: PAREM O MUNDO, POIS, EU QUERO DESCER!