sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ADESALISTAS X CEADEBISTAS


Adesalistas X Ceadebistas
CONTENDA ENTRE IRMÃOS




Pb. Carlos Rogério Alves
Bacharel em Teologia




"E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores de gado de Ló; e os cananeus e os ferezeus habitavam, então, na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos.
Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda." (Gn. 13:7-9, ARC, grifo nosso)

A família é formada por pessoas diferentes no que diz respeito à personalidade, gênio e temperamento. Por este motivo será inevitável as discussões, as brigas, os desentendimentos entre familiares. Como vocês podem observar no texto em apreço, está ocorrendo um clima desagradável envolvendo Abraão e o seu sobrinho Ló, filho de seu irmão Harã. Mas o que nos chama a atenção é o equilíbrio apresentado por Abraão em lidar com a situação, agindo com uma postura de conciliador .

Os pastores que cuidavam do gado de Abraão estavam se estranhando com os pastores de Ló. Imagino alguns pastores se queixando para Abraão: - Pai Abraão, eu não agüento mais aqueles caras, que trabalham para Ló. Eles estão invadindo nosso território, consumindo nosso pasto!

Da mesma forma, podemos visualizar as queixas dos pastores de Ló: - senhor Ló, avise para o seu tio Abraão, que será a ultima vez que toleramos aqueles pastores inconvenientes. Estão roubando nossos gados!!! Da próxima vez não responderemos por nossos atos!

Percebam a atitude de conciliação de Abraão, para com seu Sobrinho Ló. Imagino Ló indo até o seu tio, e relatando as queixas de seus pastores, porém, ao invés de promover um clima desagradável de briga e desentendimento, Abraão preferiu apaziguar: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos.

Estas sábias palavras proferidas pelo Pai da Fé deveriam servir como exemplo e exortação para nossos irmãos e colegas de ministério. Tenho ficado muito triste com as contendas entre os “Pastores da ADESAL e os Pastores da CEADEB”, homens que comungam e professam a mesma fé, não obstante, permitem que divisões político partidárias perturbem a comunhão fraterna.

Já está se tornando baixaria, fofoca e contenda! Um irmão denegrindo a imagem do outro simplesmente por aderir à outra convenção. Irmãos de Fé levando o outro aos tribunais. Se a Bíblia é a nossa regra de fé e prática, por que queremos apenas crer e pregar, porém, se eximir em praticá-la?

Sugiro um curso de discipulado on-line para esses “ministros”,  me proponho a contribuir para tal:


"Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6: 16-19)


"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.  Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?" (1 Coríntios 1:10-13)


Observem que nesta briga partidária, os maiores envolvidos por incrível que pareça não são os pastores Israel Alves Ferreira nem Valdomiro Pereira da Silva, presidentes da ADESAL e CEADEB respectivamente. O que vemos na realidade são os “pastores de Abraão e os pastores de Ló”, disputando territórios, rendas, campos, rebanhos e outras “coisinhas”!

Deixemos a baixaria  e  safadeza para os ímpios e não-convertidos! Perdoem-me a expressão grosseira e vulgar, não obstante, peço licença à boa gramática e linguagem acadêmica para poder protestar contra esta situação que escandaliza o Evangelho de Nosso Senhor.

Chamo a atenção para o prejuízo no âmbito familiar que esta situação tem provocado. Nesta contenda sem escrúpulos, ética e pudor, como ficam os filhos e esposas desses ministros atacados e denegridos nos meios de comunicação? Quem consertará o trauma, desequilíbrio e desgaste emocional nesses lares?

Caros colegas, se vocês se ORGULHAM em dizer aquele velho chavão: “Irmãos, a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática!!” Seria isto aplicado apenas pelos fieis, e não pelos líderes? É tempo de buscarmos a santificação e a paz com todos, caso contrário, ninguém verá o SENHOR! Deixemos a baixaria e a safadeza que tão de perto nos rodeia, e corramos para o alvo da perfeição!!


“Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque IRMÃOS SOMOS.” (Genesis  13:7, grifo nosso)



Um comentário:

  1. Muinto bom.Que Deus abençoe o irmão por essa ministração, unidade para os irmãos em cristo,juntos somos mais fortes.

    ResponderExcluir