sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A GRAÇA DE DEUS

A GRAÇA DE DEUS



Pb. Carlos Rogério Alves
Bacharel em Teologia





Costumamos dizer que o nosso Deus é o "Deus de toda graça", e que estamos vivendo na dispensação da graça de Deus. Estamos corretos, porém, qual é o significado da palavra graça?

Etimologicamente, a palavra graça vem do latim, gratia, cujo significado vem a ser favor imerecido, ou seja, aquilo que recebemos sem merecermos. No contexto bíblico, a palavra - graça - tem um significado mais profundo:

No antigo testamento a palavra graça, no hebraico, é chen, da raiz chanan. Com o sentido de curvar-se ou inclinar-se em bondade para com um inferior.

No novo testamento a palavra graça é oriunda da palavra charis (pronuncia-se Karis), da mesma raiz de chara (pronuncia-se kará), que significa "alegria", e chairo, "regozijar". Diante destes termos, compreendemos que charis (graça) causa regozijo, pois significa favor e bençãos imerecidos.

Observe, caro leitor, que a graça nunca poderá ser uma benção que um individuo possa adquirir por seu próprio direito. Afinal, graça é Deus demonstrando tão somente amor e misericórdia, quando merecíamos somente ira e castigo.

Tive a oportunidade de conhecer a graça de Deus na minha infância.  Lembro-me como se fosse hoje. Estava com oito anos de idade, quando, numa certa tarde, carreguei meu irmão, que nesta época tinha meses de nascido, e fomos brincar no andar inferior da casa. Ao descer as escadas, perdi o equilíbrio, e desci rolando escada abaixo. Lembro-me de ter segurado o meu irmão bem forte, antes de parar no ultimo degrau. Nesta hora a vizinhança compareceu em peso na frente da nossa residência, depois de ouvir os gritos desesperados de minha mãe: "meus filhos morreram!". 

Meu pai, com um olhar estupefato, não teve reação. Quando de repente, meu irmão começou a gatinhar, e eu, miraculosamente, levantei-me sem nenhum arranhão! Ainda trêmulo, devido ao susto, me dirigi à minha mãe com as seguintes palavras, embora de forma gaguejante: mãe, eu vi Jesus me segurando.

As pessoas que ouviram isso, poderiam interpretar como fantasia de uma mente infantil, se não fosse o fato dos mesmos terem presenciado o momento após a queda, e o fato de não termos sofrido nenhum arranhão, muito menos fraturas no corpo. 

Atribuo este fato à graça de Deus na minha vida. Eu e minha família ainda não tinhamos passado pela experiência da conversão, não obstante, o Deus verdadeiro, me prestou o seu favor imerecido, para que o nome do Senhor Jesus fosse glorificado. Bendito é o homem que acha graça aos olhos de Deus.


SOLI DEO GLORIA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário