terça-feira, 15 de abril de 2008

Súplica de um Seminarista

SÚPLICA DE UM SEMINARISTA
Salmo de Carlos Rogério, quando sua alma se encontrava abatida.





Dc. Carlos Rogério Alves
Seminarista



Ó comandante da minha alma! Dá ouvido à minha oração!

Sinto-me desanimado e esmorecido, por causa das lutas que aparecem em meu caminho.

Não está me vendo Raboni? Por que Tu não entras com providência e me livra desta angustia?

Não permita Senhor! Não! Não permita que o stress e o prélio calem o meu louvor.

Como uma andorinha sem verão, como uma ovelha sem pastor, assim seria eu sem poder te louvar. Se não for para te exaltar, qual seria então a razão do meu viver?

Gostaria de entender por que algumas vezes nos encontramos num alto monte, e em outros no mais profundo vale.

Deus meu! Raboni! Ah meu amigo! Por que teus servos passam por momentos de desanimo? Por que os justos sofrem? Faz-me entender estas coisas Senhor.

Será que tu não percebes que eu preciso de tua ajuda? Então Raboni? Então por que tu ficas em silêncio? Por que te calas quando eu preciso ouvir a tua voz?

Escuta a minha oração, Senhor, presta atenção às suplicas deste seminarista. Se tu fosses humano eu ligaria para seu celular, ou mandaria uma mensagem para seu e-mail.

Mas não Raboni, Não! Tu não és humano, tu és Deus! Basta dobrar meus joelhos e elevar meu coração para minha voz ser ouvida por ti.

Vou esperar as nuvens negras passarem, pois sei que ainda que o céu esteja nublado o sol não deixa de flamejar.

Exaltarei e louvarei o Teu Nome, pois tu és meu Deus. O Brasil saberá que o meu Raboni está vivo!!! Amém.

sábado, 12 de abril de 2008

O Músico com uma Mensagem Avivadora

Características de um músico cristão
Mensagem pregada na Rádio Cruzeiro da Bahia



Dc. Carlos Rogério Alves
Seminarista




A música gospel tem alcançado lugar de destaque no cenário fonográfico internacional. Inclusive, o Prêmio Grammy, considerado o Oscar da música, já inclui a categoria gospel. É comum vermos alguns músicos seculares ao ser entrevistados pela imprensa declararem serem evangélicos. Não obstante, nos decepcionamos pelo fato de vermos em programas de TV alguns dizerem ser cristãos, mas infringirem os princípios bíblicos ao cantarem músicas mundanas, profanas e até sensuais! Ferindo a fé apostólica e entrando assim pelo caminho da depravação moral. A respeito destes, profetizou Isaías: - Este povo se aproxima de mim diz o Senhor Deus; com os seus lábios me honram, mas o seu coração está longe de mim.
Baseado neste contexto nos vem a seguinte indagação: COMO RECONHECER UM MÚSICO CRISTÃO GENUÍNO? Foi pensando no esclarecimento desta questão, que decidimos explanar o seguinte tema: CARACTERÍSTICAS DE UM MÚSICO CRISTÃO.


Antes de qualquer coisa, o músico cristão deve ter a consciência de que antes dele ser um músico, primeiramente ele deve ser um crente. Caso contrario, ele será mais um profissional em busca de sucesso e popularidade. Nestes últimos dias, muitos se dizem “músicos gospel”, simplesmente para entrarem no mercado fonográfico cristão, mas na verdade não passam de lobos vestidos de ovelhas! Para evitar este engano, vejamos algumas características imprescindíveis na vida de um musico cristão:




  • O músico cristão deve ser cheio do Espírito Santo.

O capítulo 16 de I Samuel, nos relata uma interessante história de um músico cheio do Espírito Santo.
O rei Saul foi atormentado por um espírito maligno e passou a ser perseguido por este assombro. Ao perceberem este mau na vida do rei de Israel, os seus criados deram-lhe um conselho:

- Diga pois a seus servos que busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito mau, da parte do Senhor, vier sobre ti, então, ele tocará com a sua mão, e acharás melhor.


Este conselho pareceu bom aos olhos de Saul, que logo mandou buscar tal músico. Mas havemos de convir senhoras e senhores, que tal missão não era para qualquer um, pois não era simplesmente de entretenimento que o rei precisava, e sim de LIBERTAÇÃO!
Logo, um dos servos do rei apresenta a solução do problema:

- Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.

Eis aí a solução! Tinham descoberto não simplesmente um músico habilidoso, profissional, mas sim um músico que tinha a principal característica, o Espírito de Deus estava na sua vida.

- E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

Quando o músico é cheio do Espírito Santo, sua carreira é acompanhada de milagres, pessoas são libertas, curadas e edificadas.

- Quais os sinais que te acompanham quando você toca ou louva? Os cegos vêem? Os oprimidos são libertos?


- Ou você é mais um daqueles profissionais que se preocupam em produzir movimentos e entretenimento?

Hoje, no universo musical nas nossas igrejas, vemos muito movimento, “pupa-pula”, danças, mas infelizmente pouca espiritualidade, pouca oração da parte dos músicos. Misericórdia!

Afinal, você possui as características de um músico cristão?




  • O músico cristão deve ter mensagem para seus ouvintes.

No contexto do mundo em que nós vivemos, observamos muitas pessoas oprimidas, cheias de síndromes, complexos e até amedrontadas. E é nessas horas que não existe nada melhor do que uma palavra de consolo, para aliviar tal coração. Como estamos abordando o contexto musical, não podemos deixar de enfatizar a necessidade de nossos músicos se prepararem para enfrentar tais situações, no momento que a pessoa aflita precisar de sua ajuda, o mesmo ter de imediato algo da parte de Deus para seus interlocutores.
Infelizmente muitas músicas que são tocadas em nossas comunidades, não proporcionam auxílio para os aflitos, porque não tem conteúdo doutrinário. O corpo de compositores cria músicas como temos visto hoje, que servem como entretenimento e badalação, mas pouco se fala do poder regenerador do Evangelho, da inefável obra expiatória de Cristo no Calvário e do que Deus pode fazer na vida do pecador arrependido.
A Igreja carece de músicos comprometidos com o reino espiritual, que não se preocupam apenas com o profissionalismo, mas também com o devocional a Deus. Pois quando o mesmo põe o reino de Deus como prioridade, este será usado como canal para abençoar vidas, trazendo alívio ao desesperado.
Em II crônicas 20.14-17, vemos a história de um músico chamado Jaaziel que foi usado por Deus para trazer uma mensagem de conforto para o rei Josafá, que se encontrava desesperado por causa da invasão militar que estava preste a vir sobre Judá.
O rei Josafá enfrentava a maior ameaça militar do seu reinado. Os moabitas, amonitas e algumas tribos da região da Síria, se juntaram para conquistar e destruir Judá. Ao receber essa notícia, o referido monarca se desespera diante de tal situação, até porque Judá era um reino de cultura agrícola, não possuindo tamanho poder bélico para enfrentar aquele numeroso exército.
O rei Josafá reconhece que não poderia fazer nada e apelou para a resposta divina que chegou na ora certa:


- Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaias, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
E disse: Dai ouvido todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá; assim diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.


O jovem músico Jaaziel teve uma palavra da parte de Deus quando o povo mais precisava. E foi proporcionado alívio no coração dos judeus, ao saber que o Senhor Jeová seria o guerreiro que garantiria a vitória do seu povo. Este jovem tinha uma importante característica, possuía palavra para seus ouvintes!

-
O que você tem para oferecer para seus interlocutores?


- Você é um musico cristão de verdade?

- Ou será que você se preocupa apenas em proporcionar qualidade técnica e harmonia musical?




  • O músico cristão deve ter a consciência de que antes de ser um artista, é um instrumento nas mãos de Deus.

No salmo 71, o autor expressa a sua gratidão e reverência para com o Senhor Deus. Davi já não é mais aquele jovem cheio de gás e energia, que costumava correr atrás das malhadas. O nosso salmista chega à terceira idade, mas não perde o seu estilo de sempre enaltecer as obras de Deus através de seus cânticos e composições. Observamos neste salmista, uma característica muito linda, que é imprescindível que esteja presente na vida de todos os músicos cristãos. Davi tinha como prioridade, anunciar as boas novas de um Deus amoroso e companheiro. No versículo 7 ele diz:

- Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio.



Apesar de toda a fama e habilidade que o mesmo possuía, o referido salmista mostra estar convicto que tudo vinha de Deus e que ele era apenas um instrumento nas mãos do Senhor.
Não estamos falando de um músico qualquer. Davi foi o maior compositor de salmos, autor de 73 deles, foi um líder político inesquecível e um homem segundo o coração de Deus. Mesmo assim ele não passou da condição de instrumento.
E ao sentir que já estava findando a sua carreira, pede a Deus mais um tempo de vida para que pudesse realizar o seu desejo, de anunciar a força do senhor àquela geração e através de suas composições influenciar as gerações futuras.

- Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.