sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Natal e o Mistério da Encarnação


O NATAL E O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO
(
DEUS TORNANDO-SE HOMEM, E O HOMEM TORNANDO-SE DEUS)



E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Evangelho de João 1.14)


Pb. Carlos Rogério Alves
Bacharel em Teologia




O Natal é uma data especial para a Comunidade Cristã, uma vez que nesta data, celebramos a Encarnação do Verbo de Deus. Na linguagem Teológica, Encarnação do Verbo, é como denominamos o ato de Deus ter se tornado homem em Jesus de Nazaré.

O Natal é a celebração do Deus-Homem! Nós Cristãos, somos convencidos pelas Escrituras que Jesus Cristo não foi um homem palestino comum, ou simplesmente, como alguns dizem, um grande Profeta. Não, não é isso! Jesus Cristo é o próprio Deus em corpo humano!! O Eterno Deus assume uma nova natureza para “identificar-se com o Homem, e desta forma, glorificar a natureza humana, e encaminhá-la ao destino celestial”, conforme enfatiza o Teólogo Myer Pearlman.

“A encarnação significa que Deus (isto é, o Filho de Deus) se fez homem. Isso não quer dizer que Deus se tornou homem, nem que Deus cessou de ser Deus e começou a ser homem; mas que, permanecendo como Deus, ele assumiu ou tomou uma natureza nova, a saber, a humana, unindo esta à natureza divina no ser ou na pessoa – Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem”. (Martin Scott).

Em Jesus Cristo, acontece o maior milagre de todos os tempos: DEUS TORNANDO-SE HOMEM, E O HOMEM TORNANDO-SE DEUS. Pois o mistério da encarnação do verbo, é este: em Jesus Cristo, as duas naturezas são fundidas em uma só pessoa. Ou seja, Jesus Cristo é verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

Celebremos o Natal, celebremos o Deus-Homem, celebremos a Jesus de Nazaré. Ele é o rosto divino do homem, ao passo que é o rosto humano de Deus!!

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário